sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Outubro Rosa


O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos e, com o tempo, foi difundido para outros países. Faz parte da iniciativa iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, dentre outros. No Brasil, o movimento chegou oficialmente em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Mamografia

No Brasil, são registrados por ano cerca de 50 mil novos casos de câncer e 1.200 em Goiás. Pelo menos 20% das pessoas doentes morrem. O principal aparelho utilizado para detectar a doença é o mamógrafo. Esse tipo de exame é recomendado para as mulheres com mais de 40 anos de idade, mas logo depois da primeira menstruação a mulher deve começar a fazer o autoexame das mamas.
“Uma vez por ano a mulher deve procurar o seu médico de confiança [para fazer os exames de rotina]. Aquelas mulheres que têm mais de 40 anos de idade devem fazer também a mamografia anualmente”, orienta o médico e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia em Goiás, Juarez Antônio de Sousa.
Na maioria das vezes, o câncer de mama não tem uma causa específica. Pode ser hereditário – cerca de 10% –, estar relacionado com a pós-menopausa, ou sedentarismo.

Laço Cor-de-rosa é um símbolo Internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do cancer da mama.

Objetivos

O principal objetivo do Laço Cor-de-rosa é alertar/informar as pessoas sobre o Câncer de mama.

Prevenção – o ato de prevenir o câncer de mama; 

Diagnóstico – detectar o câncer de mama; 

Tratamento – meios de cura; 

Apoio. 

Historia do Laço Cor-de-rosa

O primeiro laço que teve uma representação relevante na história foi o laço amarelo, que foi apresentado numa marcha cantada pelo exército dos Estados Unidos da América. Em 1917 George A. Norton interpretou a canção pela primeira vez. O título da canção era "Round Her Neck She Wears a Yellow Ribbon". Nos anos 40 a mesma canção foi interpretada por diferentes músicos.
Baseada nesta canção, a mulher de um refém no Irão, Penney Laingen, foi a primeira pessoa a usar o laço como um símbolo de alerta. Penney colocou laços amarelos em várias árvores de modo a representar o desejo que tinha que o seu marido regressasse a casa. Amigos e familiares demonstrando a sua lealdade seguiram a moda.
Todos os Americanos rapidamente se aperceberam que o laço cor-de-rosa se tornara uma força.
Nos anos 90 activistas da luta contra a SIDA inspirados pela força do laço decidiram fazer laços para os que lutavam contra a SIDA. O laço que representa a SIDA tornou-se vermelho por essa ser a cor da paixão. Durante os Tony Awards, o actor Jeremy Irons foi fotografado com um brilhante laço vermelho no peito. Durante a noite, à medida que o publico seguia os prémios, o laço foi-se tornando um ícone popular. O The New York Times declarou o ano de 1992 como o ano do Laço Cor-de-Rosa.
O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi introduzido pela Fundação do Cancro da Mama Susan G. Komen. A fundação ofereceu bonés cor-de-rosa aos sobreviventes do cancro da mama que participavam na Corrida para a Cura desde 1990. Alguns meses mais tarde em 1991 todos os participantes da Corrida de Nova Iorque receberam um Laço Cor-de-Rosa. No entanto, o laço não teve a importância que se esperava, na medida em que era um pormenor num evento com bastante importância.
Alexandra Penney, que em 1992 era a editora chefe do "Self", uma revista de saúde para mulheres, trabalhava então na segunda edição anual do National Breast Cancer Awareness. Evelyn Lauder, que era então vice-presidente da empresa Estee Lauder foi editora convidada da edição da NBCAM do mesmo ano. Juntas Penney e Lauder lembraram-se de criar um laço e de fazer com que as grandes distribuidoras de cosméticos os distribuíssem nas lojas de Nova Iorque. Mais tarde Evelyn Lauder prometeu distribuir os laços por todo o país embora a cor do laço não tivesse ainda sido decidida. No entanto, uma senhora de 68 anos de nome Charlotte Hayley que acabara de combater o cancro de mama produziu laços laranja.
Charlotte vendeu-os com um cartão que dizia " O budget anual do Instituto Nacional do Cancro é de 1.8 biliões de dólares, e somente 5% vai para a prevenção contra o cancro. Ajude-nos a acordar os nossos legisladores e a América, usando este laço." A mensagem rapidamente se divulgou, o que fez com que Penny e Evelyn se interessassem pelo conceito de Hayley. Ambas viram potencial na ideia de se associarem a Charlotte. Mas esta rejeitou a proposta alegando que Penny e Evelyn eram demasiado comerciais. Após uma discussão com Lauder, Hayley e os seus advogados foi então acordada uma nova cor. O cor-de-rosa fora então escolhido para a cor do laço, tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o cancro da mama.

Mês da Luta contra o Cancro da Mama

O mês da luta contra o cancro da mama é uma campanha internacional anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o cancro da mama que visa aumentar a informação e consciência da doença, angariar fundos para pesquisa, prevenção e cura. Esta campanha oferece também informação e apoio para aqueles afectados pelo cancro da mama. O mês da Luta contra o cancro da mama foi organizado pela Astrazeneca em 1985. Esta farmacêutica multinacional é a produtora de três medicamentos para o cancro da mama: Nolvadex (tamoxifen), Arimidex (anastrolzole), e Faslodex (fulvestrant). O objectivo deste mês desde início, tem sido promover a mamografia como o meio mais eficiente na Luta contra este tipo de cancro.
O número de empresas que se tem juntado a este evento tem vindo a aumentar ao longo dos anos. As Companhias Estée Lauder, Avon, Komen e outras organizações comerciais e não comerciais têm participado em variados eventos e actividades durante o mês de Outubro. As Companhias Estée Lauder têm desenvolvido a Campanha de Prevenção do Cancro da Mama ao longo dos últimos quinze anos, durante o mês de Outubro, um pouco por todo o mundo. As Companhias Estée Lauder foram também as primeiras a distribuir laços rosa e folhetos informativos sobre a doença, e desde sempre encorajaram os governos a dedicarem um dia, uma semana ou o mês de Outubro à Prevenção do Cancro da Mama. Em Portugal, o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, dia 30 de Outubro, foi criado na sequência de uma Petição subscrita e entregue na Assembleia da República pela Socosmet (representante das Companhias Estée Lauder em Portugal), pelo Movimento Vencer e Viver e por cerca de 8000 cidadãos.
A estufa do Jardim Botânico de Curitiba, com iluminação temática durante o Outubro Rosa.


As Companhias Estée Lauder sugeriram e organizaram a iluminação de locais mundialmente conhecidos, de cor-de-rosa (como a cor do laço). O objectivo é chamar a atenção para a importância do diagnostico precoce, para a pesquisa e para a procura da cura e prevenção do cancro da mama. 
Em 2007, as Companhias Estée Lauder iluminaram com luzes cor-de-rosa mais de 150 monumentos, incluindo o Empire State Building, a Sydney Opera House na Austrália, as Niagara Falls no Canadá e o Taj Mahal na Índia. Em Portugal, as Companhias Estée Lauder iluminaram a Assembleia da República, no dia 30 de Outubro, Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama. A cerimónia de iluminação contou com presença do Presidente da Assembleia da República.

Caminhada Rosa

A Socosmet, a empresa que representa as Companhias Estée Lauder em Portugal, organizou a Caminhada Rosa, pela primeira vez, no dia 5 de Outubro de 2005. Esta iniciativa de grande sucesso tem-se repetido ao longo dos últimos três anos. Em 2005 e em 2006, a Caminhada Rosa teve lugar no Parque Monsanto. Em 2007, a Caminhada Rosa decorreu no Parque Eduardo VII, em Lisboa, e foi animada por várias actividades físicas. O objectivo foi reforçar a importância da prática do exercício físico e da escolha de um estilo de vida saudável.

A Caminhada Rosa tem os seguintes objectivos:

1 – Alertar o maior número de pessoas para a necessidade da prevenção, porque a prevenção encoraja o diagnóstico precoce, salva vidas, permite um melhor tratamento médico e inspira uma atitude positiva.

2 – Aconselhar a prática de exercício físico e um estilo de vida saudável, pois trata-se de dois factores que podem reduzir o risco do aparecimento do cancro da mama.

No Cor de Rosa

Esta é uma actividade que ocorre durante o mês da luta contra o cancro da mama, em Outubro, e o seu objectivo é angariar fundos através da organização de várias actividades, como por exemplo as festa temáticas ou "um dia cor-de-rosa de trabalho". O dinheiro angariado é então doado à Fundação de Pesquisa para o Cancro da Mama.

Produtos

O selo do Cancro da Mama

O 1º selo da pesquisa do cancro da mama foi publicado em 1996 mas como não teve a saída esperada, Ethel Kessler foi convidada para desenhar um novo selo. A 29 de Julho de 1998 o novo selo tornou-se publico através da 1ª dama Hillary Clinton e do General William Henderson. O selo custava 45 cêntimos. 70% eram doados ao Instituo Nacional do Cancro e 30% ao programa de pesquisa para o cancro da mama do Departamento de Defesa. Em Novembro de 2005, 33.5 milhões de dólares tinham sido doados ao INC e 13 milhões ao Departamento de Defesa.

A moeda do Cancro da mama

No Canada foi posta no mercado a moeda de prata do Cancro da Mama. Esta moeda foi produzida 15.000 vezes em todo o Mundo. De um lado da moeda está o retrato da Rainha Elisabeth, do outro lado um laço cor-de-rosa

Movimentos Críticos

The Breast Cancer Research Foundation

Fundada em 1993 por Evelyn H. Lauder, The Breast Cancer Research Foundation é a primeira e maior organização não lucrativa que se dedica a investir fundos na pesquisa das causas e tratamento do cancro da mama. Um mínimo de 85 por cento de todos os fundos angariados é directamente canalizado para a pesquisa e para programas de divulgação e prevenção. Em Outubro de 2005, 22 milhões de dólares foram atribuídos a 110 cientistas que, um pouco por todo o mundo, desenvolvem pesquisa nesta área. Para mais informação, consulte www.bcrfcure.org

Pink Ribbons, Inc

Samantha King descreve (no seu recente livro publicado em 2006) a maneira como o cancro da mama que sendo uma doença séria e uma tragedia individual fora transformado numa industria de mercado direccionada para a sobrevivência. 
As corporações viraram as suas formidáveis maquinas de promoção para a cura da doença, enquanto a prevenção publica de saúde continua na busca do porquê e como é que o cancro da mama afecta um número tão vasto de pessoas. Aqui pela 1ª vez King questiona a eficiência e legitimidade dos esforços feitos com fundos privados para parar a epidemia que afecta tantas mulheres americanas.

Think before you Pink

Como se notou, grande parte das lojas foram invadidas de produtos Laço Cor-de-Rosa, e a Internet de promoções que prometem doações para a pesquisa do cancro da mama.
O significado do Laço Cor-de-Rosa mudou. As empresas começam a usar o Laço Cor-de-Rosa como uma ferramenta de venda. As pessoas sabem que o Laço Cor-de-Rosa é um símbolo para o cancro da mama. O mercado sabe que as pessoas se querem envolver em acções de caridade, e especialmente as mulheres que gostam de comprar, gostam de pensar que estão a fazer algo de bom. Mas comprar para ajudar na pesquisa do cancro da mama não é a melhor atitude, dado que estes consumidores acabam por não saber qual a percentagem do seu gasto vai para a Fundação. Tem sido vagamente descrito pelas organizações assim como pela Laço Cor-de-rosa, que a sua comercialização significa perder a sua força.

Porquê Rosa?

No mundo Ocidental, o rosa é a cor as mulheres. Quando nasce uma rapariga tudo é rosa, enquanto que se for um rapaz o azul é a cor escolhida. 
Ao mesmo tempo o rosa é uma cor brilhante, vibrante e forte. Tudo o que o cancro não é. 
O cancro da mama é uma doença muito particular, sendo que o peito é uma parte importante da mulher. 
Todos os movimentos de aumento da consciencialização bem como o apoio para a procura da pesquisa são muito positivos. 

Outros significados da Laço Cor-de-Rosa

O laço Cor-de-Rosa não é somente um símbolo para o cancro da mama, mas também um símbolo para a marcha de Dime e do seu esforço na luta dos nascimentos prematuros para salvar os bebes e descobrir a cura para deficiências após o nascimento. O Laço Cor-de-Rosa representa também os pais biológicos e o cancro nas crianças. É também comum que os documentos entregues a um advogado inglês sejam amarrados com um laço cor-de-rosa.



Fonte: G1, Wikipédia







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